top of page

Empreendedorismo para aposentados



Primeiro precisamos entender que o termo “aposentados”, já não faz mais sentido. O aposentado de hoje, aos 50 ou 60 anos pode estar na melhor idade de sua vida, com mais experiência, mais sabedoria, mais conhecimentos e com muita vontade de viver e explorar o mundo. Não é mais o “velho” ocioso ou a “velhinha” que vive em uma cadeira de balanço fazendo crochê. Os novos idosos de hoje querem estudar, viajar, namorar, curtir a vida que não foi possível “curtir” quando eram mais jovens. E tem uma grande parcela desses novos idosos que querem tirar os sonhos do papel e investir em um novo negócio.


Segundo pesquisas do Sebrae, “Os futuros empreendedores maduros sabem o que querem: 80% já decidiram que tipo de negócio querem abrir (mais de 50% têm objetivos no comércio e 30%, no setor de serviços). Empreendimentos em alimentação foram os mais citados, com ¼ das respostas”.


Sabemos que montar um negócio não é algo muito simples, mas no caso do aposentado, isso torna-se mais fácil devido à experiência adquirida ao longo dos anos, mesmo assim é necessário buscar capacitação ou ajuda de um profissional competente, de um mentor ou consultor. Existem no mercado bons profissionais que poderão ajudar nas pesquisas para seu negócio, a montar o Plano de Negócios, a estruturar e mentorar em seu negócio até sua empresa conseguir crescer sozinha.


Todas as pessoas que pensam em abrir seu próprio negócio, precisam antes de começar qualquer coisa, entender o que é empreendedorismo e como ser um empreendedor, e não apenas um empresário, nem todo empresário é empreendedor.


Há empreendedores natos, alguns dizem que empreendedores não nascem prontos, mas há pessoas que começam a empreender na infância, mas não se preocupe se você não tem essa habilidade, sabemos que é possível aprender e desenvolver características e comportamentos de um empreendedor.


Entenda a sutil diferença entre empreendedor e empresário.


Empreendedor


A principal característica de um empreendedor é inovar, colocar em prática suas ideias e propor mudanças para seu projeto, negócio ou para o mundo como um todo. Pessoas empreendedoras são criativas, motivadas, responsáveis, proativas, sabem agregar valor ao seu trabalho, não tem medo de assumir riscos, tem iniciativa e sabe aproveitar novas oportunidades para solucionar problemas e oferecer melhorias à população, conhece seu entorno, participa de comunidades, faz amizade facilmente, é alegre, gosta de ajudar.


Empresário


Não é uma regra, mas o empresário é aquele que tem uma empresa quase como uma profissão. Normalmente tem um perfil mais conservador e menos aventureiro no mundo dos negócios.

Pelo medo de arriscar, preza por um modelo de negócio já estabelecido, mais seguro e confiável.

Tem como característica principal, a habilidade em gerenciar recursos, sabe administrar muito bem, geralmente é um líder nato.


Mas em ambos podemos encontrar características semelhantes. O empreendedor pode ter suas características inovadoras, não ter medo de arriscar e ser um bom gestor, assim como o empresário pode ser mais conservador, mas pode ter também muita vontade de crescer e aprender a assumir um risco calculado.


Como descobrir se você é um empresário ou empreendedor?


Temos aqui algumas características de comportamento de empreendedor:


  • Tem iniciativa;

  • Sabe buscar oportunidades;

  • É persistente;

  • Não tem medo de se arriscar;

  • É comprometido;

  • É exigente;

  • Tem sede de conhecimento;

  • Busca melhoria constante;

  • Tem sempre tudo planejado;

  • Estabelece metas;

  • É persuasivo;

  • Tem uma rede de contatos;

  • Gosta de ser independente;

  • Tem autoconfiança.


Tanto o empresário como o empreendedor têm suas particularidades e legitimidades, e particularmente acredito que devemos ter um pouco dos dois para seguir crescendo com segurança. O que todo empresário/empreendedor precisa ter em mente, que para investir e sobreviver no mundo corporativo é preciso adquirir o máximo de conhecimento, se dedicar, gostar de aprender e viver novas experiências, buscar conhecimento constante em diversas áreas, ser apaixonado pelo que faz e colocar em ação o que aprende.


Mas o sucesso não está em esperar, porque o melhor dia é hoje, o melhor momento é agora. Se você tem uma ideia de que possa criar oportunidade para outras pessoas, tome a iniciativa de fazer acontecer.


Por Malu Iasuki- Coach Empresarial e Mentora em Negócios

Especialista em Gestão Produtiva e Lucratividade.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page