top of page

Onde está seu foco para 2022?



Uma das coisas mais difíceis hoje em dia é manter o foco. As distrações estão em todos os lugares: redes sociais, televisão, trabalho, família, relacionamentos etc.


Mas, todos nós sabemos que sem foco não iremos a lugar nenhum, não crescemos profissionalmente, financeiramente. Por isso, compreender a importância de manter o foco é essencial para alcançarmos nossas metas e objetivos.


Eu acredito que foco é tudo! Se pensamos, enxergamos e agimos de formas diferentes, fica extremamente difícil comandar e motivar uma equipe se não tivermos um bom planejamento que nos direcione sempre para o nosso foco.


E aqui entra a importância do foco.


Nós precisamos chegar ao trabalho sabendo o que teremos que fazer no dia, na semana, no mês. Todas as nossas ações precisam ser planejadas e direcionadas ao nosso objetivo maior. Metas pequenas precisam estar alinhadas ao nosso foco diário, que nos levarão às metas maiores e objetivos desejados.


Gosto muito de dividir uma grande meta, por metas pequenas e diária, para não perdermos o foco principal. Ao concluir uma meta diária, comemore e siga para a próxima meta, assim sucessivamente, todos os dias com metas pequenas definidas, é possível chegar ao nosso foco sem nos estressar ou desanimar.


Manter o foco é difícil sim, porém, com algumas mudanças de hábitos e muita determinação, podemos alcançar nossos objetivos. Veja algumas dicas que funcionam e fazem com que você e sua equipe mantenham mais focados:


  1. Defina qual seu objetivo maior e mantenha o foco nesse objetivo;

  2. Defina seus objetivos para cada dia;

  3. Divida cada atividade em pequenas tarefas;

  4. Descubra quais são seus momentos de alto nível de desempenho e explore esses momentos;

  5. Procure eliminar tudo que te distrai;

  6. Organize pausas;

  7. Dê a si mesmo uma recompensa toda vez que atingir um de seus objetivos.

Quando você se perder nas distrações, pense no motivo, no porquê você precisa atingir seu objetivo. Isso fará com que você volte seus pensamentos e ações para o que realmente importa.

Outra dica importante é criar uma lista de prioridades, metas e das coisas que você mais valoriza na vida, e mais uma vez, com foco em seus sonhos e objetivos. (aconselho a fazer o mesmo com seus colaboradores).


Não tente fazer tudo de uma só vez, faça pequenas pausas, saia um pouco do ambiente de trabalho, tome uma água, suco ou café, faça algum exercício e volte renovado.


Exercitar-se ao ar livre também é ótimo para manter o foco, aliviar as tensões, repor as energias.


Tudo começa com Organização.


Outro grande fator que colabora com nosso foco, é organização. Independentemente de qual seja seu objetivo, tudo começa com a organização.


Organize seu local de trabalho antes de começar a trabalhar, organize suas tarefas colocando-as por prioridade, organize sua vida, suas finanças. Quando você sente que sua vida, o ambiente ao seu redor está organizado, tudo fluirá com mais leveza, de forma mais simples e mais rápido. Organização é uma parte essencial na hora de manter o foco, pois ajuda a concentrar-se numa tarefa e finalizá-la.


Abaixo, algumas estatísticas surpreendentes sobre organização.

  • Uma pessoa normal perde 12 dias por ano procurando por coisas que não sabe onde colocou.

  • Todos os dias, pessoas nos escritórios perdem cerca de 1 hora e meia procurando alguma coisa.

  • Numa pesquisa recente, 55% dos entrevistados afirmaram que se fossem pessoas mais organizadas teriam cerca de 16 a 60 minutos a mais para aproveitar o dia.

  • 23% das pessoas pagam suas contas atrasadas porque não conseguem achar os boletos.

Comece por organizar seu tempo. O tempo é um produto escasso e caro hoje em dia. Não o desperdice!


Há uma regra simples que eu uso para organizar o tempo: 70-20-10.


Separe 70% do seu dia para fazer coisas importantes em sua vida, coisas que irão determinar seu crescimento pessoal, profissional, espiritual, familiar, saúde física e mental.


Deixe 20% para as coisas urgentes que você precisará fazer no dia.


Deixe 10% para as coisas circunstanciais. Aquelas coisas que acontecem no seu dia a dia, que não contribui com seu crescimento, sabemos que elas existem e muitas vezes não evitamos, e perdemos tempo com elas. Algumas das coisas circunstanciais que estão presentes em nossa vida:

  • Visitas;

  • Ligações de celular;

  • WathasApp, Facebook, Instagram e outras mídias sociais quando visualizamos sem o objetivo profissional;

  • Festas de aniversários, casamentos;

  • Reuniões com amigos sem um propósito definido.

Essas coisas que acontecem como circunstância da vida, são as mais perigosas para nos tirar do foco, por isso precisamos estar atentos para sabermos administrar nosso tempo e não nos deixar levar por ele.


Livra-se do desnecessário

Outro bom exercício para você se manter organizado e não perder o foco é livrar-se do desnecessário.


Com organização, você consegue separar o que é prioritário, o que é relevante e o que é desnecessário.


Elimine coisas, processos, compromissos e até amizades que não te ajudam a crescer. Menos é mais!


Menos coisas, contanto que elas sejam realmente necessárias em seu trabalho, em sua vida, que te fazem bem e melhor.


Anote tudo. Hoje temos na palma da mão praticamente tudo que precisamos para nos informar, para nos organizar, planejar. Seu celular é o seu aliado. Abra uma pasta de anotações diárias, independente da sua agenda, somente para você anotar algo para não esquecer depois, anotar uma ideia que surgiu de repente, as coisas urgentes que precisam fazer etc.


Com tantas coisas a fazer em nosso dia a dia, é uma tarefa quase impossível nos lembrar de tudo e muitas vezes perdemos tempo pensando no que temos que fazer e não sabemos por onde começar. Para facilitar a vida de qualquer pessoa, o melhor mesmo é ter uma lista de tarefas que precisarão ser executadas no dia. Esse planejamento deve ser feito com antecedência e revisado sempre no dia anterior.


Ir dormir sabendo dos compromissos no dia seguinte, trará paz e um sono tranquilo, se estiverem planejados por prioridades e determinado o tempo de execução.


Isso possibilitará canalizar seus esforços naquilo que realmente importa.


Se sabe que não conseguirá fazer tudo no dia seguinte e mesmo assim precisará entregar as tarefas sem falta, é necessário que delegue funções. Quando aprendemos a terceirizar algumas tarefas, eliminamos esforços desnecessários, diminuímos o estresse e podemos até adiantar serviços.


Tenha pessoas responsáveis ao seu lado, que caminhe juntos, que possam compartilhar ideias, sonhos, objetivos e metas.


Por Malu Iasuki - Coach Empresarial e Mentora em Negócios.

Comments


bottom of page