top of page

Tempo. O produto mais caro atualmente. Aprenda a planejar seu tempo e seja mais produtivo


Gestão de Tempo é algo tão poderoso que pode mudar a vida de qualquer pessoa.


Trabalhar muito, sem nenhuma clareza especifica, é trabalhar sem objetivos e metas. Para produzir mais, sem ter que necessariamente trabalhar muito, temos que seguir um método, com planejamento, metas e ações.


Podemos dizer que para termos mais produtividade temos que seguir 4 pilares:

  1. Clareza: Ter clareza dos seus objetivos;

  2. Metodologia: Seguir um método;

  3. Mente: Ter mentalidade de vencedor;

  4. Saúde: Estar bem de saúde física e mental.

A primeira coisa que devemos saber é que estar ocupado, não significa que estamos produzindo. Ser produtivo é fazer o que é necessário para atingir o objetivo mais rápido possível.


Para que possamos produzir mais é necessário aprendermos a gerir nosso tempo com organização e planejamento. Mas para termos produtividade, primeiro temos que pensar no primeiro pilar Clareza.


Saber de forma clara, concisa e consciente, o que queremos alcançar, quais são os nossos sonhos, objetivos e termos metas definidas claramente.


O segundo pilar que devemos estar consciente é que para tudo existe um método e que método não é achismo. Se quisermos crescer precisamos seguir um método, como uma receita de bolo, para que não percamos tempo e dinheiro.


Um dos métodos que mais gosto, por ser bem definido, simples e coerente é conhecido como Tríade do Tempo. O conceito de Tríade do Tempo é apresentado pelo escritor Christian Barbosa, no qual ele divide o tempo em três esferas: Urgente, Importante e Circunstancial.


A esfera da importância


A esfera da importância contém as atividades verdadeiramente importantes em nossa vida, nessa esfera da importância, definimos o que nos faz crescer como pessoa, como profissional, no âmbito familiar e espiritual.


Para que você entenda melhor e identifique os pontos principais, é preciso entender que as atividades da esfera da importância têm algumas características próprias: Na esfera da importância você coloca todas as suas prioridades que podem mudar sua vida.


Escolha 5 prioridades que possam alavancar sua vida e trabalhe essas prioridades. Lembre-se que sem ação não há resultados. Escreva todas as tarefas importantes com prazo para começar e terminar.


Uma dica é você separar essas atividades por grupo. Como exemplo:

  • Atividades pessoais (têm importância para você e nem sempre para os outros. Ex: ler um livro, fazer um curso, fazer atividades física);

  • Atividades profissional;

  • Atividades familiar;

  • Atividades para a saúde;

  • Atividades para o lazer;

  • Atividade espiritual ou desenvolvimento emocional.


A esfera da urgência


Urgente é toda tarefa que deve ser feita imediatamente, que gera algum tipo de problema se não for executada. Uma tarefa urgente não tem prazo, ela tem de ser feita já e quase sempre gera muito estresse.


A esfera das circunstâncias


Circunstancial: como o próprio nome diz, coisas da circunstância, que acontecem por acaso e também aquelas que te roubam mais tempo, mas que não irá te acrescentar em nada em sua vida. Todos nós perdemos muito tempo com as coisas circunstanciais do nosso dia, são os nossos maiores ladrões do tempo.


De todas as esferas da tríade, a que exige maior preocupação e atenção é a das circunstâncias.

Não é fácil ficar fora das tentações das circunstâncias. Elas sempre parecem uma forma fácil de se levar a vida, às vezes até divertida. Mas quando ficamos presos ao círculo vicioso das circunstâncias, deixamos as coisas importantes de lado.


Qual é a tríade ideal? A que te faz bem e melhor a cada dia. Por isso você deve buscar em si mesma as respostas.


Para cada pessoa existe uma porcentagem conforme suas necessidades. Mas a ideal é que tenhamos mais tempo para as coisas importantes da vida e menos para as coisas urgentes.

Podemos seguir essa tabela simples. 70% para coisas importantes, 20 % para as coisas circunstanciais e 10% para as coisas urgentes.


Quanto menos coisas urgentes tivermos que fazer, melhor e mais produtivo será nosso dia. Segundo Christian Barbosa, criador da tríade do tempo, esse método servirá como um indicador de resultados. Por ser um método simples, não requer habilidades especiais, muitas pessoas desconfiam se irá mesmo trazer resultados, mas sabemos que as coisas mais simples e óbvio, são as que mais dão resultados.


Confesso que, depois que comecei a colocar em prática esse método, tudo ficou mais fácil. Meu dia parece que ficou maior, sigo meu planejamento com facilidade, e hoje eu tenho tempo para muitas outras coisas que eu deixava de fazer por falta de tempo.


As vezes me deparo com pessoas apavoradas, dizendo que está estressada, sem tempo para nada, e fico imaginando o que essas pessoas estão perdendo, apenas por não seguirem um método.



Malu Iasuki- Coach Empresarial e Mentora em Negócios

Especialista em Gestão Produtiva e Lucratividade.


Fonte: BARBOSA, Christian. A Tríade do Tempo. Buzz Editora, 2018.

6 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page