top of page

Quer montar seu próprio negócio e não sabe o que montar?



Ter seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas muitos se aventuram por esse mundo corporativo sem ter nenhuma experiência, sem se preparar antes, e o resultado é o que já conhecemos: milhares de empresas que são abertas no Brasil, fecham antes de completarem cinco anos.


Não é preciso começar com muito dinheiro, mas é preciso ter uma reserva para aguentar no mínimo 12 meses. É melhor começar pequeno e com um bom planejamento estratégico, ir crescendo aos poucos, do que investir todo o dinheiro de uma só vez e ficar sem reserva.


O primeiro passo é saber o que você quer, do que você gosta, pois você terá que trabalhar em seu negócio por longos anos. Ninguém abre uma empresa para fechá-la em dois ou três anos, nosso objetivo sempre é abrir uma empresa que tenha lucro, que possa satisfazer nossos desejos e realizar nossos sonhos, e até ficar para nossos filhos; a não ser que você queira abrir uma empresa, com o objetivo de vendê-la em um determinado tempo.


O segundo passo é saber que você irá produzir ou vender, e para quem você irá vender. Saber o que seu cliente está buscando e como você irá solucionar um problema desse cliente, o que falta em seu bairro, sua cidade, o que as pessoas estão precisando e não encontram, ou a oferta é pouca para muita demanda, são perguntas que você deverá encontrar as respostas antes de abrir qualquer negócio.


São muitos os questionamentos que você deve fazer antes de se aventurar por esse mundo dos negócios, e as repostas a essas perguntas você só conseguirá com pesquisas e elas irão fortalecer e desenvolver sua criatividade para abrir caminhos e começar seu negócio próprio.


Não caia de paraquedas nesse mundo do empreendedorismo, achando que será fácil, pois você poderá ter surpresas desagradáveis. Fácil não é, mas não é difícil, é preciso encarar com seriedade, determinação, persistência, resiliência, ter vontade de estudar para crescer, sair da sua zona de conforto, enfrentar desafios, ter inteligência emocional para superar os problemas, que com certeza virão, mas as recompensas poderão ser valiosas. E aí, você está preparado?


Vamos a alguns tipos de negócio para você começar com pouco dinheiro.

Saiba como montar negócios lucrativos com pouco investimento.


  1. Loja virtual: muitas pessoas no Brasil e no mundo estão partindo para o negócio virtual. É um movimento que vem aumentando a passos largos em todo mundo, e a pandemia da Covid-19, contribuiu para o crescimento. É um mercado que permanece em alta, sem perspectiva de desacelerar. É verdade que a concorrência é numerosa e que existem marcas gigantes disputando espaço, mas você poderá começar pequeno, com o pouco que tem. O segredo de qualquer negócio é ter conhecimento daquilo que vai fazer, pesquisar, organizar, planejar e colocar em prática com os pés no chão, com consciência e sem achismo.

  2. Consultoria Digital: se você tem habilidades com o digital, está aí uma boa oportunidade de ter seu próprio negócio. A grande maioria dos pequenos empresários, não tem tempo para cuidar das mídias sociais, ou não gostam, ou não sabem criar estratégias de marketing para que a empresa venda mais e cresça. O consultor de marketing digital é o profissional que assume esse papel de orientar marcas e empresas a criarem um plano de marketing, definir estratégias e acompanhar os números através de pesquisas e propagação. O empreendedorismo mudou muito na ultima década, e muitos pequenos empresários não estavam preparados, o empreender digital está presente, não ficaremos mais fora dele. Pequenos empresários precisam se reinventar para permanecerem com as portas abertas, precisam aprender a trabalhar com o digital ou terão que pagar um profissional para fazer a parte do marketing. É aí que nascem outras empresas para oferecerem seus serviços.

  3. Dropshipping: outro tipo de negócio que cresce muito é o dropshipping. Para muitos é uma novidade, para outros já é uma boa e rentável fonte de renda, porque você não precisa ter estoque, não precisa produzir nada. Você só precisa dispor de tempo para atuar como intermediário entre o fornecedor e o consumidor final. É claro que, assim como qualquer outro negócio, você precisará estudar para atuar como intermediário e ser bem- sucedido. Você deve estar se perguntando: Mas por que alguém compraria de você se pode ir direto naquele que está com o produto? Porque ele precisa da figura do intermediário, pois, no dropshipping, os artigos à venda não são encontrados com facilidade no mercado.Sua tarefa, então, é identificar produtos com potencial interesse do seu público, preferencialmente, junto a fornecedores fora do país.

  4. Moda e Vestuário: moda sempre foi um bom negócio e sempre será (falo por experiência própria). Com a ajuda da internet e das mídias sociais, tudo ficou mais fácil. Hoje você cria sua loja em seu celular e pode carregá-la para onde você for. O cliente escolhe, você poderá entregar para todo o Brasil, não terá que ficar limitado ao seu bairro, sua cidade. Você pode criar uma loja de roupas com serviços em domicílio ou online. Pode ainda fazer a compra e venda de roupas para nichos específicos como roupas fitness, crianças, grávidas, idosos, entre outros. Poderá criar um brechó virtual, usando as alternativas que a internet nos proporciona.

  5. Blog: Se você é assim como eu que adora escrever, você poderá optar por um blog como seu negócio. Um blog é uma espécie de site de artigos, que pode ser utilizado para vários fins: pessoais, acadêmicos, profissionais e empresariais, entre outros. Servirá para oferecer conteúdo ao público, ensiná-lo alguma coisa da qual você domina bem, com isso você poderá construir sua imagem na mente das pessoas que poderão ser seus futuros clientes. Em um blog, vale a máxima: primeiro você precisa SER -DOAR, para depois TER, e você ainda poderá ganhar dinheiro também com anúncios de outras empresas, caso seu blog seja muito procurado. Há muitas outras coisas que você pode começar a investir seu tempo e não ter que investir muito dinheiro para ter seu próprio negócio.

Nos próximos artigos citarei alguns outros para você escolher o que mais te interessa.


Malu Iasuki- Coach Empresarial e Mentora em Negócios Especialista em Gestão Produtiva e Lucratividade.

14 visualizações0 comentário
bottom of page