top of page

Qual a importância da humanização nas empresas?


Humanização nas empresas traz como conceito, medidas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas nas empresas, elevando a satisfação e a felicidade no trabalho.


Aplicar o processo de humanização nas empresas é buscar as competências de cada colaborador e incentivá-lo a explorar o que ele tem de melhor, e junto com ele elaborar planos para ser utilizado em sua empresa, e que possam trazer benefícios para todos. Um dos benefícios, que podemos sentir com a implantação de uma gestão humanizada, é a diminuição do individualismo, o aumento da autoestima, como também da amizade e do trabalho em grupo.


Melhorando o clima organizacional, a tendência é que o clima corporativo melhore, pois os colegas passam a enxergar o “outro” como amigos, companheiro de trabalho, deixando de competir por posições e aceitações. Um time motivado promove inovações para o crescimento da empresa.


Humanização nas empresas, tem como características, a compaixão, benevolência, exploração das competências de cada colaborador e a empatia, aliadas à cultura empresarial.

Empresas são formadas por pessoas, sendo o capital humano o recurso mais caro e mais importante da empresa, é inteligente por parte do empreendedor/gestor, que haja ações de investimentos em seus colaboradores e clientes, valorizando-os.


Diferentemente da posição de muitas empresas que visam apenas o lucro, o gestor que aplica a humanização, visa o bem-estar dos colaboradores, sendo o lucro, a consequência de um trabalho bem feito.


Essa inversão já foi estudada e comprovado por muitas empresas que viram sua produtividade aumentar consideravelmente, com mais clientes satisfeitos e com isso maior lucratividade.


Se antes o empreendedor preocupava-se com produtos e serviços de qualidade, hoje temos que pensar também em como solucionar o problema dos clientes, o que fazer, e como fazer para deixar nossos colaboradores e clientes se sentirem importantes e essenciais, ao mesmo tempo, se sentindo acolhidos pela empresa.


Mostrar ao colaborador que ele é importante na empresa, é preocupar-se com as normas de segurança e de saúde do trabalho, que possam protegê-lo de acidentes, contaminações e doenças.


O bem-estar nas empresas tem como objetivo prevenir sobrecarga, assédio moral, cobranças excessivas, metas absurdas que possam gerar estresse, doenças físicas e psíquicas. Ao melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover satisfação, companheirismo, a empresa ganha uma maior dedicação ao trabalho, e consequentemente, menos rotatividade.


Menos rotatividade resulta em menos gastos para recrutar novos funcionários, e menos gastos com treinamentos, com isso a empresa poderá reter talentos e investir melhor em seus colaboradores para torná-los que valiosos no futuro.


Uma vez que seja tratado com empatia e respeito, o funcionário provavelmente agirá da mesma forma com seus colegas, disseminando um tratamento humanizado.



Por Malu Iasuki- Coach Empresarial e Mentora em Negócios

Especialista em Gestão Financeira e Lucratividade

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page