top of page

Motivação. Todos nós precisamos...



Motivação. Todos nós precisamos estar motivados, mas nem sempre isso é possível, mesmo sabendo que a motivação é crucial par nosso crescimento. O que fazer?


Ter motivação empreendedora é uma das peças do quebra-cabeça do sucesso. Mas, como fazer para levantarmos todos os dias motivados e inspirados a dar o nosso melhor?


Sabemos que tem momentos em nossa vida que já ao levantarmos sentimos que o nosso dia parece estar um pouco mais sombrio, sem o brilho de sempre. A vontade que temos é de não sair da casa, de nos esconder de tudo e de todos. Isso não acontece apenas comigo e com você, faz parte da vida para aprendermos a nos olhar. É o momento que nosso “eu interior” está dizendo: psiu, estou aqui, olhe para mim, eu posso te ajudar!


Esse é o momento que devemos nos recolher e ficar um pouco conosco mesmo, é o momento de reflexão, de análises, questionamentos e respostas. É possível que nesse momento, você encontre a solução para os problemas, encontra respostas para suas dúvidas, paz para suas angústias e o melhor, a oportunidade para crescer. Portanto, quando bater aquele desânimo, recolha-se um pouco e olhe para você mesmo, faça perguntas, muitas perguntas e as respostas que você dará a si mesmo, será a solução, os caminhos que abrirão para novas oportunidades. Veja como você está agindo, veja suas fraquezas e suas forças, veja como você é bom em algo que ainda não tinha percebido, aprenda consigo mesmo, como você pode fazer para que seu negócio se torne cada vez melhor e que sua marca seja uma das preferidas pelos consumidores. A motivação está em pequenas atitudes e no entendimento de que cada ação fará com que o seu sonho se torne maior e você se sinta mais realizado.


Para que um empreendimento seja bem-sucedido é fundamental que conte com colaboradores preparados para resolver as demandas em sua ausência. Prepare seus colaboradores com cursos, com diálogos, com treinamentos, com confiança para que eles possam construir uma imagem positiva para a marca, mesmo que você não esteja por perto. Ninguém gosta de estar perto de pessoas desmotivadas, nem sua equipe, nem seu fornecedor, tampouco seus clientes, por isso é importante o autoconhecimento, para que você saiba o momento certo de se recolher. A motivação de uma equipe nasce da motivação do gestor, do líder, assim como da criação de um ambiente organizacional saudável. Faça da sua empresa um lugar em que as pessoas se sintam bem, acolhidas, motivadas a crescer.


Motive seus colaboradores


Um bom exercício para ativar nossa motivação é sair do nosso ambiente de trabalho. Convidar um amigo, empreendedores para um café ou um happy hour sem compromisso de trabalho é uma boa solução para reativar a motivação. Quando a mente descansa, quando mudamos de ambiente, nossa mente flui melhor e a troca de experiências com outros empreendedores poderá resultar em boas parcerias, novas ideias e sua motivação renovada.


Além de melhorar aquilo que já se oferece, poderá aparecer oportunidades de criar novas linhas e seguir por outros caminhos. Grandes ideias geralmente surgem em uma mesa de restaurante, um café e uma boa conversa com amigos.


Quanto mais ampliar seu leque mais se sentirá motivado a buscar prosperidade e motivar seus colaboradores.


Nossos sonhos são combustíveis para nossa motivação, nossas ações alavancam nossos sonhos. Portanto é importante criar metas mensuráveis.


Estabeleça metas


Muitos empresários se perdem em não estabelecer metas, outras em estabelecer metas grades demais e acabam ficando desmotivado, pois estabelecem objetivos difíceis ou até impossíveis de alcançar a médio prazo, isso gera uma grande frustração.


Quando estiver planejando suas metas pessoais e para a sua empresa, identifique se são realmente possíveis, coloque data para começar e terminar. Uma dica que uso é criar submetas, com prazos curtos, até concretizar uma meta maior. A relação de prazo com a possibilidade de realização, te dará mais motivação para continuar, e é fundamental para se chegar a uma lista maior de sonhos e realizações.


Com metas pequenas sendo concluídas, é possível perceber uma motivação empreendedora em toda a organização. Isso é a base para o engajamento e realização dos objetivos estipulados. Estar à frente de uma empresa não é nada fácil, todos os dias novas demandas surgem e exigem que o empresário renove sua crença em sua capacidade. A falta de motivação compromete de forma crucial no progresso de uma empresa e poderá resultar em ter que baixar as portas e fechamento da empresa.


Melhoria Contínua


A base da motivação é estar sempre perseguindo um objetivo de melhoria, isto é, encontrar algo que possa fazer com mais qualidade e assertividade. Crie o hábito de fazer melhor a cada dia, assim você criará interesse e dedicará mais a cada dia para entregar um produto ou serviço melhor ao seu cliente, e o resultado do seu esforço, será o reconhecimento da sua marca, e sua empresa conseguirá estar à frente dos concorrentes. Trabalhar com gosto e vontade é essencial para se reinventar constantemente e te ajudar a se sentir motivado a continuar no seu caminho.


Ter motivação empreendedora é dar valor a aquilo que se faz, como você entrega ao seu cliente, e como o cliente recebe o seu trabalho.


Chegar à excelência é complicado, mas ao mesmo tempo, muito gratificante e animador. É o que nos dar forças para continuarmos caminhando e superando os obstáculos, rumo ao sucesso.



Malu Iasuki- Coach Empresarial e Mentora em Negócios Especialista em Gestão Produtiva e Lucratividade. Empreendedorismo Criativo para alavancar sua empresa.

12 visualizações0 comentário
bottom of page