top of page

MENTE EMPREENDEDORA

Atualizado: 20 de set. de 2022



Como nossa mente pode nos ajudar a ter sucesso?


Se você está querendo abrir um negócio, ou já tem seu próprio negócio, mas continua patinando, saiba que sua mente pode te levar a conquistar grandes coisas. Parece bobagem, mas não é. Nossa mente comanda nossos pensamentos, e nossos pensamentos nos levam à ação.


Saiba que desenvolver uma mente empreendedora é mais fácil do que pensamos e não é privilégio de gênios. É possível desenvolver características de um empreendedor, descobrindo quais as características que você já tem e em quais características você precisará melhorar.


Veja aqui algumas das características presentes em um empreendedor:

  • Ter iniciativa e buscar oportunidades;

  • Ser persistente;

  • Correr riscos calculados;

  • Exigir qualidade no negócio;

  • Ser comprometido consigo mesmo e com os demais;

  • Estudar muito;

  • Estabelecer metas;

  • Aprender a lidar com sistemas de monitoramento;

  • Saber se relacionar com as pessoas;

  • Querer servir ou ajudar o outro;

  • Ser resiliente;

Ser empreendedor é ter capacidade de identificar problemas e transformá-los em oportunidades. Quando identificamos uma oportunidade dentro de um problema, podemos dizer que encontramos soluções para ajudar outras pessoas, ajudar o seu bairro, cidade, país e até mundo, pois hoje com a globalização, o mundo tornou-se relativamente pequeno. Tudo dependerá o quanto seu negócio poderá contribuir na vida das pessoas.


Ou seja, isso não é privilégio de mentes poderosas e nem de empresários, aliás, há muitos empresários que não são empreendedores de fato, apenas têm uma empresa, e muitas pessoas que não têm seu negócio próprio e possuem mente empreendedora. O que difere um do outro, é como você reage diante de uma situação ou problema, quais ações são tomadas para solucionar o problema em prol da comunidade e de você.


Ações definem os resultados. Que tal, então, descobrir as principais características que você deve cultivar para manter uma mente empreendedora e criar soluções para os problemas do seu dia a dia?


Se o empreendedor é aquele que realiza coisas em benefícios da comunidade, do seu bairro, da sua cidade, estado ou país, uma das principais características de uma mente empreendedora é a capacidade de “olhar”, enxergar e não apenas ver o mundo ao seu redor, estar atentos às novidades, e às necessidades do mundo como um todo, o que chamamos de visão sistémica.


Uma outra característica importante do empreendedor, é querer fazer algo em benefício do “outro” é ter entusiasmo com o que a vida pode nos proporcionar. Vislumbrar o futuro como emoção, e realizar com a razão. Para que um sonho, meta ou projeto se concretize, é preciso trabalhar com disciplina e empenho.


Resiliência

Outra grande característica de um empreendedor é ter resiliência. Saber compreender os fatos, razões de um acontecimento, nos prepara para sermos resilientes, ou seja, aceitar que as frustrações e crises vão nos acompanhar por toda a nossa jornada pela vida.


Otimismo

Ser otimista não quer dizer que você aceitará tudo com alegria e felicidade da forma como as coisas nos são ofertadas, quer dizer que, se algo não sair exatamente como o planejado, ainda assim é possível encontrar novos caminhos para atingir um propósito.


Relacionamento

A capacidade de nos relacionar com pessoas sempre foi extremamente necessário, afinal, empresas são feitas por pessoas e para pessoas, e com o aumento da concorrência, precisamos conhecer e entender o nosso cliente, assim como os nossos colaboradores, para que possamos oferecer satisfação, alegria, reconhecimento. Relacionar-se com nosso cliente é saber das suas necessidades para que possamos entregar o melhor. Relacionar-se com nossos colaboradores de forma mais humana, conhecendo suas dores e anseios poderá nos trazer benefícios extraordinários de uma equipe que queira “vestir a camisa” e caminhar junto visando um objetivo maior.


Manter bons relacionamentos com a comunidade, fazer networking, participar de eventos corporativos, de seminários, workshops, tornou-se uma necessidade, se quisermos crescer. É preciso que nossa empresa, nosso negócio seja conhecido por muitos, e que tanto o cliente como o colaborador, sintam-se que são peças importantes da nossa empresa.


Criatividade

Uma das características que mais gosto no empreendedor, é a criatividade. Olhar para sua empresa com “olhar de artista” poderá ser o seu diferencial. Trabalho com empresários/empreendedores para desenvolver o empreendedorismo criativo e assim transformar sua vida, e seus negócios. Ser criativo ao resolver conflitos, ao enfrentar intempéries, ao lidar com o novo, e até com objeções, é extremamente enriquecedor dentro dos negócios. Trabalhar com pessoas criativas, faz com que o serviço fica mais leve, mais solto, mais motivacional.


Entre tantas características de um empreendedor de sucesso, sabemos que para ter uma mente empreendedora, é preciso querer fazer a diferença, ter sonhos e correr atras dos seus sonhos.


Sonhos são como combustíveis que nos motivam a levantar, meta é nosso guia para nos guiar e ação é o que nos proporciona ver os resultados.


Então sonhe alto, estabeleça metas e coloque em ação!


Por Malu Iasuki- Coach empresarial e mentora em negócios.

15 visualizações0 comentário
bottom of page