top of page

Empresa Tradicional X Empresa Criativa e Humanizada


Como transformar uma empresa tradicional em uma empresa humanizada?


Primeiro devemos pensar que estamos falando de criatividade nas empresas. Ser criativo é buscar o novo, o diferente, o simples, mas que traga bons resultados. Uma empresa com gestão criativa, deve-se buscar a experiência do passado, remodelar, inovar e trazer diferente para os dias atuais.


Vamos buscar no passado distante os grandes filósofos, e trazer para os nossos dias, para o mundo corporativo, para a nossa empresa. Há séculos que ouvimos falar essa frase muito conhecida no mundo todo. “Conhece-te a ti mesmo.”


Conhece-te a ti mesmo! Muito usada e difundida pelo filósofo Sócrates e tantas outras pessoas pelo mundo, nos mostra o quanto devemos nos conhecer primeiro para depois conhecer o outro. O que o filósofo Sócrates pregava é que conhecer a mim mesmo, abre caminhos para saber modificar a minha relação comigo mesmo, com as coisas e com o mundo. Quando conhecemos verdadeiramente o nosso EU, fica mais fácil compreender o “outro”.


O que hoje podemos dizer, se você quer uma empresa criativa, que cresça dentro dos moldes humanizados, você precisa primeiro se conhecer, para depois começar as mudanças idealizadas. De acordo com essa filosofia, ouso dizer que, toda mudança precisa começar em nós mesmo. Se você quer mudar sua empresa comece mudando a si mesmo, pois toda empresa é reflexo do dono. Daí a importância de começar se questionando:

  • Quem eu sou?

  • Como eu me vejo?

  • Como as pessoas me veem?

Se a empresa é reflexo do dono, você empreendedor precisa se olhar no espelho e se perguntar:

  • Eu estou refletindo bem em minha empresa?

  • Que imagem estou passando para meus clientes?

  • Que imagem estou passando para meus colaboradores e fornecedores?


Autoconhecimento. Esse é o primeiro passo para começar uma boa gestão.


Depois é preciso colocar ordem na casa. Uma boa administração e gestão precisa começar em sua vida pessoal, profissional, espiritual, emocional, para depois iniciar a organização na empresa. É importante estar alinhado a vida pessoal com a vida profissional, para que todas as coisas possam fluir de forma coerente, saudável e traga resultados positivos.


Uma empresa saudável, humanizada e criativa busca o equilíbrio em todas as áreas para que todos possam trabalhar por prazer e não por obrigação. Esse é o segredo de ser feliz, de fazer outras pessoas felizes, proporcionando melhorias e realizando sonhos na vida das pessoas. Uma empresa criativa e humanizada, os proprietários, os gestores e colaboradores precisam quebrar as barreiras do individualismo e reforçar a coletividade, a empatia, o amor ao próximo, a busca por realização dos sonhos. Não é fácil, principalmente se quiser complicar. O segredo é simplificar e deixar fluir a criatividade na cabeça de todos que compõem o quadro. Para tanto, é importante que tenha um mentor para orientar e delinear os caminhos a seguir para que não tenha erros, não perca tempo, já que o tempo é hoje nosso produto mais caro. Um bom profissional saberá otimizar o tempo, para diminuir custos e alcançar mais rápido os objetivos.


No mundo corporativo, a todo momento, surgem novas técnicas e metodologias de gestão em busca de ter mais produtividade, mais lucro e mais facilidades na vida do empreendedor. É papel do gestor/empreendedor, ficar atento em tudo que possa agregar mais conhecimento e otimização dos processos. Cada vez mais, o mercado de trabalho exige profissionais com experiência e maturidade profissional que possuem uma visão da prática de gestão multinível.



Por Malu Iasuki- Coach Empresarial e Mentora em Negócios

Especialista em Gestão Financeira e Lucratividade.

6 visualizações0 comentário
bottom of page