top of page

Desenvolva a sua presença online



A presença online das empresas hoje é fator essencial. É praticamente impossível hoje em dia, uma empresa ter sucesso sem estar presente nas mídias sociais, sem estar comprometida com a tecnologia. Toda empresa deve estar moldada na tecnologia, no conhecimento, nas dores/necessidade ou desejos do cliente.


É agora ou nunca!


As mídias sociais nos trouxeram o sentimento de urgência, de necessidade, de renovação. A sensação de que tudo está na velocidade máxima, e se quisermos sobreviver temos que “tirar o pé do freio”, e agir com senso de urgência. Se antes ficávamos olhando o concorrente, o mercado, para termos uma resposta, hoje precisamos estar juntos, correndo na mesma velocidade e direção.


Durante essa crise recente pela qual o mundo passou, as empresas tiveram que se reinventar e trabalharam melhor e com mais rapidez do que imaginavam ser possível. Manter esse senso de urgência como fazem nas startups, cria-se mais vantagens e podemos sair na frente do concorrente e até antecipar os desejos do cliente, e assim ganhar a competitividade.


Parece impossível, mas é a nossa realidade hoje em dia. Se antes tínhamos um público-alvo para focar, hoje precisamos ir além e construir nossa “persona”, “avatar” como muitos do marketing digital costumam chamar.


Explicando melhor sobre público-alvo, persona, avatar, para que você entenda melhor como o marketing hoje precisa ser repensado e a importância de buscar um profissional da área, fica a definição na íntegra do blog abaixo:


Na prática, o público-alvo é um grupo de pessoas para as quais o seu produto foi pensado e para quem as suas estratégias de marketing estão voltadas.


A persona, também chamado de buyer persona, é um personagem fictício, criado para representar o perfil do cliente ideal de uma empresa.


o avatar seria uma versão menos elaborada da persona, semelhante ao público-alvo, com informações mais genéricas.


Referência:



Para o pequeno empreendedor isso parece muito distante da realidade e difícil de implantar na empresa. A boa notícia é que não é difícil, é simples, e não importa o tamanho da sua empresa, você conseguirá implantar esse sistema com um bom profissional de marketing e ver sua empresa crescer, entregando o serviço ou produto ao cliente certo. É o chamado tiro certeiro ao alvo.


Com o online, precisamos identificar oportunidades e rapidamente priorizar essas oportunidades. O profissional do marketing hoje em dia passou a ser um grande aliado na corrida rumo ao sucesso. Com base em dados, metodologia e ferramentas adequadas, é possível descobrir o que seu cliente sente, gosta, odeia, quer, busca, e assim você poderá oferecer o produto ou serviço certo para cada cliente, com preço que o cliente pagará sem reclamar.


A facilidade de pagamento no digital, trouxe mais interesse ao cliente e consequentemente mais vendas. Organizar sua empresa, com processos operacionais padronizados para tornar-se mais ágil em todos os setores da empresa, é uma necessidade que não pode ser adiada.


Com a facilidade das reuniões online, é possível traçar planos estratégicos com mais rapidez e colocá-los em prática. Decisões são tomadas com mais sensatez e agilidade, por conseguir colocar todos em uma sala virtual, o que antes exigia muito tempo e paciência.


Muitos avanços estão acontecendo nas empresas, decorrentes de modelos avançados operacionais. Modelos esses que mesmo sendo modernos, ao ser implantado, percebemos que a simplicidade se tornou o ponto chave para uma boa gestão.


Os famosos POPs- Processo Operacional Padronizados, nos fornece objetivos claros, equipes focadas e tomada rápida de decisão, substituindo a burocracia corporativa.


Hoje, estamos repensando a empresa, o sistema arcaico como conduzíamos a empresa, e voltando nosso olhar para o novo, para a criatividade, a olhar “o outro” com mais empatia e reconhecimento. Hoje, precisamos aprender quem eu sou e quem são meus colaboradores e clientes.


Com o “reinventar” pós-pandemia, podemos sentir a necessidade de humanização nas empresas, da transparência, da igualdade, do ganha a ganha e não mais, apenas eu ganho. Empresas hoje estão preocupadas a criar sua identidade para que o cliente possa identificar com mais facilidade, e assim a linguagem com o cliente será mais direta e certeira.


O “vestir a camisa da empresa”, tem novo sentido. Cai por terra, faça o que eu mando e entra o faça o que eu faço. Hoje, você empresário, líder, gestor, ou qualquer responsável pela empresa precisa saber que sua empresa está refletida em você, qualquer imagem sua ou dos responsáveis pela empresa, poderá gerar emoções diferentes e situações inesperadas, que poderão afetar direta ou indiretamente os resultados da empresa.


Os líderes e os funcionários precisam compartilhar do mesmo propósito e uma cultura da empresa precisa ser criada, estruturada com muito cuidado e desenvolvida por todos.


Reinventar sempre.


Não podemos esquecer o passado, devemos sim buscar no passado lições que aprendemos e que nos mantém com portas abertas até hoje. O segredo é aprender com as crises, fortalecer a organização e partir para o novo


Nunca se falou tanto em reinventar nas empresas como agora com essa pandemia, que nos fez sair da zona de conforto, sair da “manada” e procurar caminhos diferentes, inovadores. Temos que ser mais ágil nas tomadas de decisão, sempre tendo em mão, ou melhor, no planejamento, um plano B.


Em um mundo em que aquele que for mais rápido, ganha daquele que for mais lento, as empresas que conseguirem sair na frente, com certeza ganharão da concorrência.



Malu Iasuki- Coach Empresarial e Mentora em Negócios

Especialista em Gestão Produtiva e Lucratividade


7 visualizações0 comentário
bottom of page