top of page

Comunicação e Empatia na Gestão Humanizada


Saber comunicar-se com sua equipe é primordial na busca do sucesso. Uma das chaves para estabelecer boas relações pessoais e profissionais.


Uma comunicação assertiva é quando transmitimos nossas ideias de forma clara e sincera criando um clima positivo e sem conflitos.


Quando tornamos algo comum, compartilhamos nossas ideias de forma que as pessoas possam participar com um diálogo, facilitando a compreensão dos fatos, interagindo de forma amigável, podemos dizer que nossa comunicação foi assertiva, atingiu os objetivos. Por isso, o empreendedor deve pensar que gestão de comunicação é tão importante quanto as outras gestões. O gestor deve planejar o que será comunicado, para que possa ter boa receptividade, não haja interpretações erradas e possa colher bons resultados.


Quando falamos em comunicação, falamos de engajamento, de quebra de resistências, de conhecer e se colocar no lugar do “outro”. É a empatia que faz parte da gestão humanizada.

É o momento para o empreendedor/gestor demonstrar que se preocupa com seu colaborador, mostrar que deseja o crescimento dele, tanto profissional, como pessoal. Ao se interessar verdadeiramente pelo seu colaborador, preocupando com sua saúde física, mental, emocional, você poderá ganhar um admirador, um cliente, uma pessoa que vestirá a camisa da sua empresa.


Preocupar-se com seus colaboradores, é diferente de querer saber da vida dele em particular, mas estar atento aos sinais de nervosismos, de mal-estar, de tristeza, depressão e tantos outros sintomas. É se oferecer para ouvi-lo. Isso não irá diminuir e nem tirará sua autoridade como empreendedor/gestor, porque você sempre deverá mostrar que em sua empresa ninguém é melhor do que o outro, mas que existe uma hierarquia que deverá ser respeitada.



Por Malu Iasuki- Coach Empresarial e Mentora em Negócios

Especialista em Gestão Financeira e Lucratividade

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page