top of page

Como sobreviver a uma crise e sair mais forte



“Toda adversidade traz em si a semente de um benefício equivalente ou maior” Napoleon Hill.

Todos nós sabemos que estamos enfrentando uma crise mundial, sem precedentes, e que está afetando de alguma forma a vida e o estilo de 100% das pessoas em escala mundial.


Muitas empresas fecharam suas portas, muitas pessoas desempregadas, passando necessidades, isso é fato.


Aprendi que é nas crises que se ganha dinheiro, e que empreendedores de verdade não têm medo das crises, pois aprendem-se com as dificuldades, descobrem nas crises oportunidades para inovar e ganhar muito mais.


Costumo dizer que há uma grande diferença entre ser empresário e ser empreendedor. Empresário é quase uma profissão, é aquele que tem empresa. Nem todo empresário é empreendedor e nem todo empreendedor é empresário; mas há muitos empresários empreendedores, e esses com certeza têm mais sucesso.


Ser empreendedor é diferente de ser empresário, porque o empreendedor é aquele que busca soluções em momentos difíceis para solucionar problemas e ajudar a população, e com isso ganhar dinheiro.


É aqui que está o segredo de passar por uma crise sem ser afetado e até sair dela melhor do que antes. Todos nós já ouvimos essa frase famosa, “enquanto uns choram outros vendem lenços”. O empreendedor com certeza estará vendendo lenços, ou seja, aproveitando as oportunidades.

Se a pessoa que tem uma empresa e não tem o perfil empreendedor, com toda certeza está passando por grandes dificuldades. Por outro lado, o empresário com perfil empreendedor, ele já estava preparado, pois o bom empreendedor procura melhorar a cada dia, estuda, renova, reinventa para gerir sua empresa da melhor forma. Com uma boa gestão podemos de certa forma prever e co-criar o futuro.


Muitos me perguntam o que fazer nesse momento de crise. Primeiro devemos ter consciência que o pior já passou, se sua empresa está resistindo, é hora de assumir seu papel de empreendedor e ocupar o estratégico da empresa.


Segundo, é saber que crises sempre existiram e sempre existirão, a boa notícia que nada dura pra a sempre, nem as crises.


Em um momento de crise, de dificuldades na empresa, é necessário que o empresário/gestor dê um passo atrás, para analisar a situação e se organizar e assim conseguirá dar vários passos sustentáveis à frente, quando a crise acabar.


Uma análise criteriosa é de extrema importância nesse momento, pois todas as respostas você terá com uma boa análise interna e externa da sua empresa. Eu costumo dizer aos meus clientes, que saia um pouco da sua posição de dono/proprietário/empresário/gestor, e assuma a posição do seu cliente. Somente assim você conseguirá perceber o que está certo ou errado, o que precisa melhorar e agregar mais valor para seu cliente.


O mundo nunca nos cobrou tanto como ultimamente. Os clientes nunca foram tão exigentes e seguros como agora. Há bem pouco tempo tínhamos a tranquilidade de termos clientes fiéis, hoje não temos mais. O cliente hoje valoriza um bom atendimento, um serviço de qualidade, um produto de ponta, e um pós venda exemplar. Incrível como muitos empresários ainda não se atentaram o quanto é importante o pós-venda. Posso afirmar sem sombra de dúvidas que com o pós-venda bem feito você conseguirá reter 50% dos seus clientes. E ações para fidelizar e reter nossos clientes são sem dúvidas, muito mais eficazes e com menos custos do que as ações para conquistar novos clientes.


Outro fator importante hoje em dia e que muitas pessoas ainda não aprenderam, que deixamos de vender produtos e serviços e passamos a vender VALORES - SENSAÇÕES.


Essa é a principal mudança no mundo de negócios hoje em dia.


Antes, não tínhamos a preocupação com pós-venda, ou a diferença de preço e valor. Hoje tudo está mudado, é o novo normal tomando formas e se adequando aos novos tempos. Hoje, se você quiser permanecer no mercado é preciso se preocupar com uma gestão diferenciada, criativa, produtiva.


Por isso, hoje o gestor com essas características, está sendo bem requisitado, porque ele abre caminhos para o crescimento da empresa, e com ferramentas adequadas, um bom gestor consegue otimizar ações para diminuir tempo e ter mais lucros.


Uma boa gestão hoje é indispensável para mantermos vivos no mundo corporativo. Um bom gestor precisa se preocupar com:


Gestão de tempo - o tempo agora tornou-se nosso produto de maior valor, por isso há uma necessidade de planejar seu tempo detalhadamente. O maior ladrão de energia é pensar em alguma coisa que você precisa fazer, no momento que não poderá fazer. Por isso, é necessário planejamento.


Gestão de pessoas - empresas são compostas por pessoas, por isso temos que aprender a lidar com todas elas de forma diferenciada, única e criteriosa.


Gestão de qualidade - a concorrência fica mais acirrada a cada dia, por isso temos que nos preocupar em dar o nosso melhor, entregar mais do que o prometido, oferecer qualidade em tudo, a começar pelo atendimento.


Gestão de compras - comprar bem é o segredo para ter lucro com a venda. Escolher o que comprar e como comprar para não perder dinheiro com estoque parado, preocupar com prazos curtos de pagamento para não pagar juros desnecessário, são pequenas coisas que o gestor precisa ficar atento, sempre visando o lucro.


Gestão de fornecedores - tão importante quanto a gestão de compras, escolher seus fornecedores, os mais confiáveis, os que têm melhores produtos, melhor preço a vista ou melhor prazo para pagamento, é essencial para fazer uma boa compra.


Gestão de estoque - outra gestão que muitos empresários não dão muita importância e com isso perdem dinheiro, é a gestão de estoque. Deixar um estoque parado, sem giro é o mesmo que deixar seu dinheiro parado nas prateleiras. Estoque precisa ser planejado, calculado, estudado para ter giro rápido, e com isso fazer seu fluxo de caixa estar sempre em movimento, como o sangue que dá vida ao nosso corpo, o dinheiro é que dá vida à empresa.



Por Malu Iasuki- Coach e Mentora em Negócios

Especialista em Gestão Produtiva e Lucratividade.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page