top of page

Uma nova aposentadoria: Empreender.



Você consegue manter seu padrão de vida com sua aposentadoria por mais 20 ou 30 anos? De acordo o IBGE, a expectativa de vida tem aumentado. Mesmo para os que tenham uma boa reserva financeira, será difícil manter o padrão de vida atual por mais 20, 30 ou 40 apenas com aposentadoria.


Se você tem hoje uma boa aposentadoria, e com a inflação que temos no Brasil, é difícil continuar mantendo nosso padrão de vida sem termos uma renda à parte. Todos nós aposentados sabemos da importância de termos uma renda extra para complementar a aposentadoria, se quisermos manter o padrão de vida que estamos acostumados. Mas há um outro fator importante para os aposentados que vai além do financeiro, a necessidade de preencher nosso tempo ocioso, nos manter ativos e sentirmos úteis.


Falo sempre em propósitos de vida, qual a nossa missão aqui nessa vida, o que queremos deixar como legado para nossa família, nossos amigos, para a humanidade.


Temos essa necessidade para continuar a viver com propósitos, viver em harmonia e plenitude para alimentar nosso espírito que permanece jovem. O corpo envelhece, mas continuamos com espírito jovem quando alimentamos nossa alma com coisas prazerosas da vida, quando somos útil e podemos contribuir para uma vida melhor.



É depois que aposentamos que temos tempo suficiente para refletirmos. Perguntas vêm à nossa mente, são questionamentos que hoje buscamos as respostas. Perguntas do tipo: O que deixei de fazer no passado por falta de tempo ou de dinheiro, que hoje eu poderia fazer com minha experiência que adquiri ao longo desses anos?


São perguntas como essa, que descobriremos os sonhos que estão engavetados ou enterrados na memória e poderão ser resgatados e colocados em prática como um novo negócio.


O fato é que queremos trabalhar e nos sentir útil, passar adiante nossos conhecimentos, realizar nossos sonhos e sermos felizes.


Aposentados com espírito empreendedor precisa treinar para aprimorar algumas características necessárias para montar seu próprio negócio.


Vamos falar de algumas características de um empreendedor, que podem ser treinadas:


Persistência


Agir mesmo com obstáculos, não deixar o medo dominar. Estar preparado para enfrentar e desafiar os obstáculos que virão, até alcançar o sucesso.


Aprenda com os erros e fracassos


O empreendedor precisa tirar lições dos erros e aprender a superar as dificuldades, retornar mais forte e seguro do que deseja fazer.


Aprenda a calcular os riscos


Analisar situações, avaliar alternativas, reduzir impactos e controlar os resultados com um bom planejamento e estratégias.


Melhoria contínua


Buscar eficiência em todos os setores da vida pessoal e profissional, encontrar maneiras de ser mais produtivo, ser melhor a cada dia, ter um atendimento com excelência, produtos de qualidade, estabelecer padrões, agregar valor aos serviços e produtos para satisfazer o cliente final.


Comprometimento


Controle, análises e assumir responsabilidade junto aos colaboradores da empresa. É saber ir além de ser patrão, é colocar-se no lugar do outro de forma mais humanizada. Comprometimento é uma habilidade necessária a todo empreendedor para ter sucesso. Uma pessoa comprometida com seu negócio, seus funcionários, seus fornecedores, seus clientes, seu país, e acima de tudo, consigo mesmo, com sua família, gera respeito, credibilidade por parte de todos.


Autoconhecimento e autoconfiança


Um empreendedor que conhece a si mesmo, ele possui autoconfiança, confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros; é otimista e determinado, transmite confiança, segue seu coração com a certeza que dará tudo certo, enfrenta os desafios com tranquilidade.


Estar sempre conectado com o mundo, com seus clientes, seus colaboradores, com Deus e consigo mesmo


Isso significa dedicar-se a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes; saber o que está acontecendo em seu bairro, em sua cidade, seu país, com o mundo, atualizar-se constantemente de informações importantes relacionadas ao seu negócio, poderá fazer você sair na frente dos seus concorrentes, prevenir-se em momentos de crise, co-criar o futuro. “A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos”. (Platão)


Persuasão e rede de contatos


Sempre foi importante a arte de persuadir. Hoje essa arte exige muito mais que no passado, no modelo antigo de empreender. Devido à concorrência acirrada, com a globalização e ao novo modelo de empreender, precisamos nos reinventar e ter uma rede forte de contatos.

Para que isso aconteça é preciso estudar essa arte tão delicada que é convencer pessoas, e como dizemos hoje, precisamos aprender a vender sem estar vendendo. É preciso aprender a vender sua ideia, sua missão, a missão da empresa, sua visão de futuro e seus propósitos, para que todos possam estar engajados e vestindo a camisa da empresa. É aprender a fazer parcerias, é utilizar estratégias de negociação que possam favorecer os dois lados. Hoje, devemos focar em estratégias de ganha-ganha para ter sucesso. Se antes muitos tinham estratégias de ganho x perca (eu ganho e o outro perde), hoje temos que pensar que os dois lados precisam ganhar.


A arte de persuadir é uma arte de pensar na medida da fraqueza e da grandeza humana. Pascal, Blaise

Por Malu Iasuki- Coach Empresarial e Mentora em Negócios

Especialista em Gestão Produtiva e Lucratividade

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page